Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Camisas do Botafogo - 38

Não me lembro de uma camisa tão esperada e tão bem recebida pelos alvinegros quanto a camisa lançada pela Fila para o Brasileirão 2010. Talvez só aquela de 1996, comemorando o título do ano anterior, tenha conseguido despertar o interesse dos alvinegros em níveis tão altos. Em ambos os casos, valeu a pena a espera e a expectativa gerados. Claro, a essa altura do campeonato todo mundo já viu a camisa, muitos já são, inclusive, orgulhosos possuidores de uma delas.

Mas, não tem jeito. O blog é de camisas do Botafogo e eu, como orgulhoso alvinegro e colecionador, sou obrigado a dividir com vocês essa beleza de camisa. Então vamos às imagens.

A primeira foto é da camisa de frente. Uma peça maravilhosa, perfeita, harmoniosa, sem nada que distraia a atenção do preto e branco. Um registro para o tamanho da logo da Fila, menor do que nos modelos anteriores. Também não estão na camisa as estrelas do tetracampeonato, que geralmente aparecem sobre o escudo.

As fotos seguintes mostram detalhes: da etiqueta interna; das costas da gola, na parte de trás onde está escrito O Glorioso, em homenagem ao título de 2010; o registro de produto oficial, com a etiqueta plástica de segurança em alto relevo e escrito em italiano; e, por fim, as costas da camisa (alguns não gostaram muito dessa área em preto); Curtam!













6 comentários:

  1. Amigo glorioso, as "as estrelas do tetracampeonato" não aparecem geralmente sobre o escudo. Foram usadas por infeliz decisão não lembro de quem e por apenas alguns anos. Elas foram devidamente estirpadas do uniforme da estrela solitária pelo Bebeto de Freitas - creio que em 2004.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco mais sobre a "estrela" solitária, direto do blog do Roberto Porto.

    "Mas é preciso fazer justiça ao cidadão que bolou o escudo. Trata-se do antigo conselheiro do Botafogo, Adherbal de Souza Bastos, que fez a coisa mais simples: retirou a estrela solitária do uniforme do Club de Regatas Botafogo e a colocou nos lugar das letras entrelaçadas do Botafogo Football Club. Quando? A oito de dezembro de 1942, quando surgiu o Botafogo de Futebol e Regatas. Para os mais aficcionados alvinegros, revelo outra data: a primeira vez que o novo escudo foi visto no uniforme dos jogadores foi a 19 de janeiro de 1943, num simples treino coletivo em General Severiano.

    Um último detalhe: a estrela solitária não é estrela. É o planeta Vênus, que os remadores, madrugadores, vislumbravam quando iam treinar. Por hoje chega. Ou não chega?"

    ResponderExcluir
  3. Caro Joca,

    Quando escrevi "as estrelas aparecem geralmente sobre o escudo" o fiz dentro de um contexto. O de que a camisa ficou mais limpa do que modelos anteriores.
    Discordo de você quanto às estrelas serem uma idéia infeliz. Elas referenciam ao único tetracampeonato ganho na bola, dentro de campo, da história do Carioca. É conquista, sim, para se marcar na camisa. Um feito tão importante que, mesmo acontecendo na década de 30, não foi sequer igualado por outro clube, quem dirá superado. Acho a homenagem mais do que justa.

    Os fatos mostram também que as estrelas em questão não ficaram pouco tempo na camisa. O período em que elas fizeram companhia à estrela solitária começou em 1986 e a última camisa a ostentá-la foi o modelo da Finta de 2003. Portanto, foram 18 anos consecutivos (quase duas décadas)com as estrelas na camisa. O que não é pouco tempo!

    ResponderExcluir
  4. Muito relevante essa história da primeira vez em que o planeta solitário (viu?, não soa legal...), em que a estrela solitária brilhou orgulhosa no peito alvinegro. Podia pesquisar mais isso. A imagem é importante!

    Obrigado pela participação. Aguardo novos comentários e sugestões de posts. Valeu. S.A.

    ResponderExcluir
  5. Estou com muita vontade de comprar essa camisa sem o patrocínio!!!

    O problema é que quero comprar todas! Hehehehe.

    Estou esperando chegar as camisas de treino que são fantásticas!

    Escrevi sobre elas:

    http://generalseveriano.wordpress.com/2010/05/11/botafogo-lanca-uniforme-2010/

    Ainda não chegaram aqui em General Severiano e não estão disponíveis na internet.

    O modelo cinza, usado pelo atacante Alex, é muito PHODA!!!

    ResponderExcluir
  6. É linda demais!!!! É de dar inveja aos flamenguistas.

    ResponderExcluir