Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

sábado, 15 de maio de 2010

Camisas falsas (como definir critérios)

Outro dia desses recebi um comentário aqui no blog sugerindo que duas camisas postadas (da minha coleção) eram falsas. Escrevo “sugerindo” porque o autor dos comentários se limitou a decretar: “Essa camisa é falsa, amigo” e “outra falseta”.

Imediatamente entrei em contato com ele afim de entender a razão do comentário. Bem, ele não embasou sua opinião em informações objetivas. Continuei insistindo, alegando que a troca de informações e a exposição de motivos ajudaria a estabelecer critérios e produziria exatamente o que os colecionadores de camisas mais buscam no mercado: uma referência mais segura do que a simples palavra de quem comercializa uma peça.

Tudo o que consegui foi a reafirmação do decreto anterior. Entendi que o colecionador em questão só de “bater o olho” viu que as peças eram falsas, e fez esse diagnóstico “por experiência”. Mas como transformar essa experiência pessoal em critério definidor de compra e, assim ajudar outros colecionadores? Esse é um dos grandes desafios do nosso blog.

As camisas apontadas pelo leitor naquela ocasião estão “sub Judice”, isto é, coloquei as duas de castigo, fora do espaço reservado às demais e voltei à Internet à procura de mais informações, objetivas, que me permitam afirmar: são falsas. Confio na opinião do leitor que as decretou assim, mas creio ser meu dever esclarecer as razões pelas quais um exemplar pode ser apontado como falso. Assim, socializo o conhecimento, divido o aprendizado e juntos, retiramos do mercado vendedores e produtos indignos de nele permanecer.

P.S.: as camisas que estão sob observação são as de número 29 e 25. Você tem informações sobre esses modelos? Então divida com outros colecionadores.

Saudações Alvinegras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário