Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova camisa do Botafogo (mais uma!)

O Botafogo apresentou na noite desta quarta, 20 de julho, mais um modelo de camisa. Digo isso do ponto de vista de quem coleciona camisas do Botafogo e deseja, através dela, contar a história da Gloriosa. Nem todos entendem quando digo "nova camisa". Mas explico: da perspectiva de colecionador, cada detalhe acrescido é um novo modelo, uma peça a mais a ser cobiçada para uma coleção. Ou, uma peça a menos...

Bem, a camisa de hoje tem como mudança o acréscimo de mais um patrocinador. O Guaraviton, que já estampou sua marca na Gloriosa em outras oportunidades, voltou. Desta vez na "omoplata", conforme o site do alvinegro.


Sobre o jogo abstenho-me de alongar em comentários. Dia 20 de julho de 2011. Perdemos de 2 a 0 para o Chorinthians.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estreia da nova camisa do Botafogo


A tarde deste domingo (10) trouxe a campo uma nova versão do atual uniforme do Botafogo. A partida contra o Bahia, além de apontar que o time tem sérios problemas na criação das jogadas e no ataque, apresentou a versão negra da camisa do Bota, com os patrocínios da João Fortes, Havoline e Guaraviton. Foi a primeira vez que eles ilustraram juntos a Gloriosa. Então, esqueçamos o empate e celebremos a camisa.

domingo, 10 de julho de 2011

A seleção das camisas de leitores do Camisas do Botafogo

Bem, como prometi no post anterior, aqui vai a seleção das 11 primeiras Camisas dos Leitores a enfeitarem  as páginas do nosso blog em homenagem à Gloriosa.Clique nos links e viaje pela história do Botafogo através da coleção de seus torcedores.

1- Vinicius Vargas
2 - Vinicius Vargas
3 - Aurélio Morais
4 - Vinicius Vargas
5 - Vinicius Vargas
6 - Adolpho Oliveira
7 - Marcus Vinícius Pessoa Castro
8 - Marcus Vinícius Pessoa Castro
9 - Marcus Vinícius Pessoa Castro
10 - Fabio Giorno
11 - Louise D.D.

Camisas dos Leitores - 11

Bem, com o post desta segunda fechamos um time inteiro, do 1 ao 11 com camisas dos leitores. Então é hora de render nossa homenagem ao primeiro 11 a representar o Camisas do Botafogo.

Mas antes disso vamos celebrar a chegada da Louise D.D. que coleciona camisas do Glorioso e é torcedora apaixonada do Fogão. Ela me mandou essas fotos aí pra falar do que ela chama (com toda a razão), de sua "preciosidade". E é realmente uma camisa linda. Aliás, a Adidas legou à história da Gloriosa belos exemplares de camisas. A da Louise D.D. é, se não me engano, do ano de 1988. Curtam.

Mais um pouco da Louise D.D. vocês apreciam aqui www.postartist.com. Apreciem sem moderação.

Alguém conhece essa camisa?

De quando é...

Bem, o leitor Fabio Giorno me escreve da Itália pra ver se consigo identificar o ano exato em que a camisa aí da foto foi utilizada pelo Glorioso. A camisa é uma bela peça e parece ser original. Procurei fotos na Internet e em livros sobre o Botafogo e sobre camisas de futebol. Nada. Achei peças semelhantes, mas nenhuma igual.

Esclareço que o Botafogo teve a Adidas como fornecedora em vários anos: a primeira vez que a Adidas colocou sua marca na alvinegra foi em 1979.Mas há registros de camisas do Botafogo assinadas pela Adidas em 1980, 82, 83, 84, 86, 87 e 88. Em 1989 o fabricante passou a ser a Finta, que, aliás, nos tirou do jejum de 21 anos sem título.

Para ajudar o colecionador  Fabio Giorno, levantei que, algumas das camisas da Adidas foram feiras em épocas que o time não tinha patrocínio, caso do exemplar que ele possui. Isso aconteceu de 1979 a 1984 e depois, em um curto período em 1987, foram feitos dois modelos usados pelo time também sem patrocínio.

A gola
Um detalhe que chama atenção é a gola da camisa, que foi utilizada em apenas dois modelos da Adidas. O primeiro, datado de 1983 e o segundo, de 1987. Em 1983, no entanto, o clube não utilizava as quatro estrelas douradas sobre o escudo. Portanto, tudo me leva a crer que essa camisa deve ser do ano de 1987. Se alguém tiver uma foto ou informações sobre ela, pode ajudar o colecionador italiano a descobrir a origem de peça tão bonita postando aqui no blog as informações.
Um abraço ao Fabio Giorno.

... essa Gloriosa camisa?

Todas as Camisas do Botafogo IV

Hoje é dia de enfrentar o Bahia. Um jogo difícil, mesmo com o time deles desfalcado do Jobson, um dos melhores atacantes do campeonato. É a 9ª Rodada e, de novo, temos a chance de voltar ao G4. Mais precisamente na frente da mulambada.

E dia de jogo do Botafogo é dia de atualizar o Camisas. Então vamos lá. Nas três últimas rodadas conseguimos levantar 7 pontos. No dia 26 de junho acabamos com a marra do multirebaixado Renato Gaúcho e sapecamos o Grêmio dentro do Engenhão (o técnico caiu logo depois). Era pra ser mais fácil, mas o ataque parou de chutar e a vitória acabou sendo suada. Marcelo Mattos fazia o que poderia ser seu último jogo com a Gloriosa, e foi ele quem abriu o placar, colocando a cabeça num chute torto do Elkeson. O próprio Elkeson faria o segundo do Bota em uma partida que teve um apagão de 22 minutos por conta de uma falha no sistema elétrico do estádio. Na volta, gol de Elkeson e dois a zero. A camisa é esta aí, sem novidades. O Grêmio ainda descontou com um gol do ex-ex-botafoguense (isso mesmo, dois ex!) o zagueiro Rafael Marques, que entrou numa de colocar dedo na boca e pedir silêncio à torcida do Bota, em pleno Engenhão. Por isso é ex-ex. Me recuso a referir-me à essa zebra como se tivesse vestido um dia a Glorisa!

Qual o diminutivo de Juan? Juin...
Na semana seguinte foi a vez de lascarmos com a vida dos são paulinos. Em jogo do reencontro de Maicosuel com o lateralzinho Juan (aquele mulambo: uma vez mulambo, sempre mulambo!) que acabou desse jeito aí. Sem comentários.

Elkeson abriu o placar para o Botafogo ao 35 do primeiro tempo chutando de fora da área para um frangaço do Rogério Ceni. Na fase complementar, o Mago foi derrubado na área. Pênalti que Herrera bateu e converteu.

No final 2 a 0. Mais um dia de Gloriosa tradicional. E como não houve novidade em relação a camisa, vai uma foto da parte de trás.


A último foto do dia é referente ao melancólico empate com o Atlético Goianiense. Um 1 a 1, em casa, que nos custou a presença no G4. Caímos pra sexto. Nada que uma vitória hoje, contra o Bahia não possa reparar. No jogo contra o Goianiense, o gol do Bota foi marcado por Herrera.