Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

domingo, 10 de julho de 2011

Alguém conhece essa camisa?

De quando é...

Bem, o leitor Fabio Giorno me escreve da Itália pra ver se consigo identificar o ano exato em que a camisa aí da foto foi utilizada pelo Glorioso. A camisa é uma bela peça e parece ser original. Procurei fotos na Internet e em livros sobre o Botafogo e sobre camisas de futebol. Nada. Achei peças semelhantes, mas nenhuma igual.

Esclareço que o Botafogo teve a Adidas como fornecedora em vários anos: a primeira vez que a Adidas colocou sua marca na alvinegra foi em 1979.Mas há registros de camisas do Botafogo assinadas pela Adidas em 1980, 82, 83, 84, 86, 87 e 88. Em 1989 o fabricante passou a ser a Finta, que, aliás, nos tirou do jejum de 21 anos sem título.

Para ajudar o colecionador  Fabio Giorno, levantei que, algumas das camisas da Adidas foram feiras em épocas que o time não tinha patrocínio, caso do exemplar que ele possui. Isso aconteceu de 1979 a 1984 e depois, em um curto período em 1987, foram feitos dois modelos usados pelo time também sem patrocínio.

A gola
Um detalhe que chama atenção é a gola da camisa, que foi utilizada em apenas dois modelos da Adidas. O primeiro, datado de 1983 e o segundo, de 1987. Em 1983, no entanto, o clube não utilizava as quatro estrelas douradas sobre o escudo. Portanto, tudo me leva a crer que essa camisa deve ser do ano de 1987. Se alguém tiver uma foto ou informações sobre ela, pode ajudar o colecionador italiano a descobrir a origem de peça tão bonita postando aqui no blog as informações.
Um abraço ao Fabio Giorno.

... essa Gloriosa camisa?

3 comentários:

  1. Esta camisa foi utilizada pelo Fogão no campeonato brasileiro de 1987. Tenho certeza absoluta!!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo meu amigo a camisa do título de 89 era da Umbro e não da Finta...a camisa da Finta foi do Campeonado Brasileiro de 95

    ResponderExcluir