Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A primeira camisa a gente nunca esquece!

Eis que o Camisas do Botafogo ia mesmo cometendo uma gafe enorme nesta data querida. Esquecendo-se de dar parabéns pra você e de desejar muitas felicidades e muitos anos de vida.

 Os heróis de 1906: De pé (esq. para dir.): Adhemario, Fairbairn (goleiro) e Antonio Teixeira;
No meio: Julio Werneck, Henrique, Rolando. A.Cezar e Emanuel;
Sentados: Paulino, Ricardo e Viveiros 
Mas antes bem tarde do que nunca. Então, além dos parabéns que todos nós alvinegros rendemos ao Botafogo, o Camisas não poderia deixar de render loas também à nossa paixão maior: a Gloriosa e imortal camisa alvinegra.

E bem ao nosso estilo comemoramos a data mostrando a primeira das centenas de versões que a Gloriosa assumiu desde aquele longínquo 1906. A camisa desta foto foi envergada pelo Botafogo Football Club e já chegou dando uma bruta sorte. Com ela o Fogão conquistou o primeiro título disputado do Rio de Janeiro naquele mesmo ano. Ela foi comprada à uma empresa inglesa de nome Benetfink Co. Ltda. O primeiro modelo da Gloriosa foi desenhado pelo arquiteto Adolfo Morales de Los Rios, e inspirada na Juventus de Turim.

E viva o Botafogo, campeão de três séculos!

Crédito: as informações e a foto são do livro "Botafogo, o Glorioso - Uma história em preto e branco", de Braz Francisco Winkler Pepe e Luiz Felipe Carneiro de Miranda.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Nilton Santos coberto de glórias

Sobre Nilton Santos há sempre um agradecimento a mais a ser feito. Ele é o máximo. O símbolo maior da dedicação ao Glorioso, ao futebol brasileiro. Um gênio que nos honrou e ajudou, sobremaneira, a fazer da preto e branca a Gloriosa.

Com agradecimentos ao Ibotafogo, que cedeu a foto (obrigado, e obrigado!) mais uma justa e modesta homenagem ao Nilton.

P.S. Quando decidi fazer o blog em homenagem à Gloriosa, a primeira camisa postada foi a do Nilton Santos.

Um título em branco e azul!

O dia 10 de agosto é uma daquelas datas que entraram para a história do Glorioso e, claro, também da Gloriosa. Foi nessa data que em 1996 o Botafogo bateu o Juventus (Ita) e sagrou-se campeão do Torneio Teresa Herrera, disputado na Espanha. O torneio foi disputado por quatro clubes: Juventus, La Coruna (ESP), Ajax (Hol) e o nosso Botafogo.

O torneio foi decidido em confrontos diretos entre duas chaves. O Bota ficou com a missão de enfrentar os donos da casa. Pois bem, batemos o La Coruna por 2 a 1, gols de Bentinho e Túlio e nos habilitamos a disputar a final do torneio.

Do outro lado, Juventus e Ajax duelaram. Aliás, duelar não é a palavra mais exata. Foi mais um atropelamento. A Juventus (campeã Italiana da temporada 1994/1995, campeã da Liga dos Campeões da UEFA e do Mundial Interclubes naquele ano) não deu confiança ao campeão holandês da temporada 1995/1996, e que havia sido campeão da UEFA e do Mundial Interclubes no ano anterior. O Ajax tombou acertado por uma traulitada de 6 x 0. Os italianos, então, chegaram pra final contra o Bota cheios de marra.


Em homenagem à conquista do Botafogo (não vou descrever o jogo pra não estragar a surpresa de quem ainda não viu o vídeo) e a essa camisa azul e branca aí do lado, que teve a glória de ter sido usada por legítimos campeões, vai o post de hoje.


E porque jogamos de azul? O Botafogo não havia levado uniforme reserva e teve que usar a dos donos da casa, uma vez que a Juventus, preto e branca como nós (aliás nosso uniforme é alvinegro por causa deles) também levara apenas a camisa número um. Resultado, vestimos azul e branco e aprontamos pra cima dos favoritos. Quem não ficou muito contente foi a patrocinadora da época, a Seven Up. Mas na comemoração, nosso time se vestiu de preto e branco para erguer o belíssimo troféu.

Aos nossos heróis de então e a essa camisa linda (afinal essa alvianil foi alvinegra e Gloriosa por um dia!) nosso post de hoje.

Essa camisa tinha número nas costas e nas duas mangas. Mas esse exemplar acabou chegando às minhas mãos sem a numeração.