Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Camisas do Botafogo - 19 (novas fotos em 6 de junho de 2010)



A Kappa ajudou a fundar e a consolidar no Botafogo a homenagem aos ídolos imortais ou a outras épocas tão gloriosas. Este modelo foi lançado em 2007 e rende homenagem ao uniforme usado pelo Botafogo, em 1907. A camisa é de abotoar e o escudo foi o primeiro do alvinegro.




Camisas do Botafogo - 18

Raridade. Esta é uma camisa da Proonze, fabricante de material esportivo parceira do Botafogo apenas no ano de 1993.








terça-feira, 13 de abril de 2010

Camisas de 1989 - História - 4

Todo alvinegro sabe que o ano de 1989 foi muito especial para o Botafogo. Fomos campeões invictos do Carioca. Recuperamos nossa tradição de time vitorioso, saindo daquele pesadelo de 21 anos. E o melhor, batendo a mulambada na final com um golaço do Maurício, herói principal daquela conquista que ainda contou com Mauro Galvão e Wilson Gotardo,  Josimar, Paulinho Criciúma e Mazolinha, reserva que entrou pra história a dar o passe do gol da final. Mas, além disso, aquele ano mágico guarda um mistério sobre as camisas do nosso time. O Botafogo começou o ano tendo como fornecedor de material esportivo a Umbro. Mas, utilizou, no mínimo, 5 uniformes diferentes, de quatro fornecedores. Digna de ser mais uma história que só acontece ao Botafogo.


Quem conta a história e mostra as fotos é o botafoguense e colecionador Vinícius Vargas. Confiram:








"Primeiro Semestre: estreou no Carioca vestindo camisa branca da UMBRO (com calção adidas), permanecendo com este fornecedor até o fim da histórica campanha, exceto por pelo menos um jogo (contra o Flamengo em 26/02) quando vestiu a camisa da ADIDAS.

















Segundo Semestre: no Brasileiro vestiu: 

1- Penalty; 












2- camisa sem marca de fornecedor; 











3- Finta.














Fonte de pesquisa: Todas as revistas Placar de 1989; Futpédia (lista dos jogos e datas)."

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Camisas do Botafogo - 17


Em 1999 a Topper voltou a fornecer uniformes para o Botafogo. Esta camisa aí do lado é um exemplar do ano 2000, um segundo uniforme belíssimo.

Camisas do Botafogo - 16

Esta é a camisa do primeiro uniforme usada em 1998. O material esportivo foi produzido pela Penalty que estava com o Botafogo desde 1997.




Camisas do Botafogo - 15

E já que chegamos a 1999, este é um terceiro uniforme daquele ano. Mais uma peça da Topper, mais uma camisa linda do nosso Fogão. Esta camisa é de uma fase sem patrocínio, uma vez que o Banco Excel Econômico, que havia estado na camisa Gloriosa no ano anterior encerrou a parceria. Neste ano o Botafogo seria vice campeão da Copa do Brasil.








Camisas do Botafogo - 14

Mais uma Topper. Esta é de 2001, um segundo uniforme digno das tradições alvinegras. E o que é melhor, sem logos de patrocinadores que possam atrapalhar o visual.







Camisas do Botafogo - 13

A camisa! é como eu chamo este modelo criado pela Topper e utilizado pelo Botafogo em 1999. Foi por causa dela que eu comecei a montar minha coleção. Levei dois anos para conseguir um exemplar e agora tenho duas. Uma de manga curta e essa aqui de mangas compridas. Como já disse em outros posts, a Topper é quem produziu as melhores camisas do alvinegro carioca.


Camisas dos Leitores - 2

E já que falamos do ano mágico de 1989, pra comemorar mais uma camisa da coleção do Vinícius, nosso sócio aqui no blog. Esta é o segundo uniforme daquele ano especial. Segundo o colecionador, esta camisa foi o modelo usado na estréia do Carioca daquele ano, em que o Botafogo venceu o América por 1 x 0, gol do Paulinho Criciúma.






Um pouco de História - 3

O leitor e colaborador Vinícius Vargas me mandou uma história curiosa. Em 1989 o ano histórico do fim de jejum (toc!toc!toc!) o Botafogo usou nada menos do que cinco uniformes diferentes. Aí vai a lista do Vinícius:


"Jogou o carioca com Umbro (as vezes com calção adidas), jogando uma ou duas partidas com camisa da Adidas. No brasileiro vestiu Penalty, um uniforme sem marca de fabricante e Finta. E ele tem as fotos de um exemplar também histórico de uma Placar daquele mesmo ano."


Vamos ver se conseguimos as fotos pra publicar aqui.



sábado, 10 de abril de 2010

Camisas do Botafogo - 12

Esta postagem é pra dar força pro Jefferson logo mais quando o Botafogo enfrenta o Fluminense pela semifinal da Taça Rio 2010. Ela é da Kappa, foi lançada em 2004 em homenagem aos feitos do Jefferson no ano anterior. É, portanto uma camisa comemorativa. O detalhe fica por conta da assinatura do goleirão, logo àcima da marca da Kappa.




Camisas do Botafogo - 11

A Supergasbras, empresa distribuidora de gás, patrocinou o Botafogo estampando seu logotipo durante os anos de 2005 e 2006. Neste post o segundo uniforme da temporada 2006.




Camisas do Botafogo - 10

Esta é a camisa número 3 do uniforme usado em 2002. Triste ano, aliás, em que caímos para a segundona. Esta camisa traz na manga o Top 12, símbolo da Fifa que indica o Botafogo como o 12º maior time do mundo no Século XX.




sexta-feira, 9 de abril de 2010

Camisas dos Leitores - 1

Esta aqui é a primeira contribuição de um leitor para o blog em homenagem à Gloriosa camisa do Botafogo. Este é um segundo uniforme do ano de 1992, segundo informa o colecionador Vinícius Vargas dono dessa preciosidade. O contato do Vinícius se  alguém quiser convencê-lo a se desfazer dela (eu duvido que consiga) taí: vargas@gigalink.com.br.


O blog aguarda colaborações de outros leitores.



Camisas do Botafogo - 9 (Correção!)

Caros leitores, com a colaboração do Caíque Negreiros, blogueiro  responsável pelo http://bandeirasbotafoguenses.blogspot.com estou corrigindo uma informação sobre esta camisa. Por causa da gola, eu acreditava que esse modelo era do ano 2000, mas pelo que me informou o Caíque e após uma pesquisa de imagem e consulta a sites de outros colecionadores, todos, exceto eu, registram a peça como do ano de 1999.

Então, até surjam novas informações, está corrigido. A bonitona aí do lado é uma Topper legítima do ano de 1999.

Camisas do Botafogo - 8

Este uniforme é do ano de 2008, quando a diretoria do Botafogo ainda acreditava que o Uruguaio Castillo era o grande goleiro por quem o time ansiava desde a saída do Jefferson. A camisa tem a assinatura dele ao lado do escudo do Fogão.

Camisas do Botafogo - 7

Esta é uma das raras da minha coleção. É uma camisa de 1994, um ano antes do título que viria com a geração de Túlio, Donizete, e Wagner. Foi a primeira camisa Gloriosa que eu comprei depois de adulto.

Camisas do Botafogo - 6

Mais um modelo da Topper. Esta é o primeiro uniforme de 2001. No peito, acima da logomarca do patrocinador, o escudo da Fifa que colocou o Botafogo como o 12º Melhor time do mundo no Século XX.



Camisas do Botafogo - 5

Este é um modelo feito pela Topper, quem melhor entendeu o espírito alvinegro que mora dentro dessa camisa e nos legou, na minha opinião, os melhores modelos da Gloriosa. Esta é do ano de 2000. Linda!















domingo, 4 de abril de 2010

História das Camisas do Glorioso - 2

Apesar de sempre predominarem o preto e o branco listrados verticalmente em sua camisa principal, o Botafogo iniciou sua atuação no futebol em 1904 com camisas e calções brancos e meias pretas. Em 1906 passou a adotar a camisa listrada. O modelo era inspirado no da italianaJuventus de Turim, por sugestão de Itamar Tavares, um dos fundadores do clube que estudara na Itália e tinha predileção por aquele clube. As camisas eram confeccionadas na Inglaterra, na fábrica Benetfink & Co. A estréia da camisa listrada foi em um jogo festivo contra oFluminense. Em junho de 1909, o Botafogo passaria a utilizar-se de uniformes confeccionados em malha. Mas os escudos só estariam presentes a partir de 1913[1]. O Botafogo adotou os calções pretos como titular pela primeira vez em 1935.


(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolução_dos_uniformes_do_Botafogo_de_Futebol_e_Regatas)

Camisas do Botafogo - 4

Esta é uma camisa que homenageia o imortal Maurício, autor do título de 1989, aquele mesmo que acabou com o longo e malfadado jejum. Foi produzida pela Kappa no ano de 2004. Abaixo do escudo a assinatura do ídolo. Nas costas, em dourado, o nome de Maurício e o número mágico que imortalizou a alvinegra no mundo inteiro.



Camisas do Botafogo - 3


Essa é o uniforme de número 3 usado pelo Botafogo em 1996. Também trás o escudo de Campeão Brasileiro, mas no peito.

Camisas do Botafogo - 2






Mais uma da minha coleção. Esta é de 1996, e tem, na manga, o escudo de Campeão Brasileiro do ano anterior, que devemos a Túlio, Wagner, Gotardo, Donizeti e companhia.

Camisas do Botafogo - 1

Este é o primeiro post com camisas do Botafogo. Vou colocar minha coleção inteira no blog. Quem quiser pode mandar a sua, especialmente o pessoal de Vitória.
E pra começar, homenagem do Botafogo ao insuperável Nilton Santos, craque de ontem, de hoje e de sempre. Quem gosta de bola, gosta do Nilton!
Saudações alvinegras!

Padrões - História 1


De acordo com o estatuto do clube, o uniforme deve ser nas cores alvinegras. Portanto, suas camisasreservas são predominantemente brancas ou pretas, tal qual são as cores dos calções e das meias. O uniforme de goleiro não precisa seguir o regulamento do clube.O número total de listras da camisa do Botafogo deve ser de sete a nove, conforme o estatuto do clube. Normalmente a listra central é da cor preta, porém, em algumas oportunidades, foi utilizada na cor branca. Detalhes nas mangas e na altura do ombro também são aceitos para facilitar a diversidade ano a ano.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolução_dos_uniformes_do_Botafogo_de_Futebol_e_Regatas)