Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

Camisas do Botafogo - 56

Bem, todo mundo conhece a camisa campeã de 1995 (post 2), aquela mesma que ajudou a Seven Up a crescer e aparecer no mercado de refrigerantes do país e que, de quebra, nos deu o nosso segundo título brasileiro. Pois bem, mas poucos se lembram desta camisa, motivo deste post 56, que traz a logo da Seven Up em preto e branco.
Pois bem, na época, houve uma controvérsia a respeito das cores da patrocinadora. A dúvida é se ela iria combinar com a Gloriosa. Por isso o primeiro modelo foi lançado em preto e branco. Só depois é que os conselheiros alvinegros autorizaram o Botafogo a estampar a logo colorida do refrigerante.


Camisas do Botafogo - 55

Escudo em negativo? Essa eu nunca tinha visto!
Em 1993, todo botafoguense sabe, a Proonze foi a fornecedora oficial de material do Botafogo. Aqui mesmo no blog já exibimos dois modelos de camisas produzidas pela empresa e que podem ser
conferidas nos posts 50 e 18.


Mas, esta que ilustra o Post 55 e que me chegou às mãos há um poucos meses, se transformou num desafio pra mim. Ela é feita do mesmo material e tem a mesma textura (com todo o tecido marcado por escudos do Botafogo), o que dificulta que seja uma réplica. Mas a camisa apresenta um detalhe intrigante. O nosso glorioso escudo está em negativo! E, isso, eu nunca tinha visto. Será que alguém sabe algo sobre esta camisa? Alguma imagem do time usando esse modelo? Mande pro Camisas do Botafogo e vamos resolver esse enigma.




Todas as camisas do Botafogo

Admito que o blog tem ficado um pouco de lado nesse 2011 (os motivos são mais do que justificáveis, tenho a dizer em minha defesa). Mas nada que não se possa dar jeito. Portanto, depois do pedido de desculpas disfarçado, começa aqui uma série de novas postagens. A idéia é mostrar a trajetória da nossa camisa em 2011, jogo a jogo, para auxiliar os colecionadores em suas aquisições. Neste post, os modelos utilizados na Taça Guanabara.

Botafogo 2 x 1 Duque de Caxias. Vitória na estréia (19 de janeiro) com a logomarca Sou Botafogo como master, acompanhada da logomarca da Guaraviton na barra da camisa e do calção.
Vitória de virada na estréia da temporada 2011
Na segunda rodada, nova vitória, desta vez uma acachapante goleada (5 a 0) contra a Cabofriense. A camisa é a mesma da primeira partida.

No terceiro jogo, em 26 de janeiro, uma vitória contra o Madureira e nova goleada, desta vez por 4 x 1. E a camisa preta e branco de novo em campo, com o Sou Botafogo e a Guaraviton na barra.
Herrera, Loco Abreu (foto), Alessandro e Caio marcaram para o Fogão













O Olaria também não foi páreo para o Botafogo e no dia 29 de janeiro de 2011 caiu em campo com uma derrota por três a um. Renato Cajá abriu o placar com um minuto de jogo e Loco fez dois no segundo tempo, um com muita categoria ao desviar do goleiro com uma cavadinha.














Na quinta rodada, o que era uma trajetória de sucesso até então, começou a ficar estranho. Um empate em 1 a 1 com o Bangu acendeu a luz amarela. Na partida, realizada no dia 2 de fevereiro o Bota usou pela primeira vez seu uniforme preto. As logos, no entanto, permaneceram as mesmas. Sou Botafogo como master e Guaraviton na barra e nos calções.





Na sexta rodada, o primeiro clássico. Um dos melhores jogos da equipe no ano e uma boa partida de futebol. Com direito a Abreu perdendo penalti de cavadinha e, provando que tem "cojones", cobrando uma outra penalidade, novamente com cavadinha, mas desta vez com sucesso. Fluminense 2 X 3 Botafogo. Os gols foram de Renato Cajá, Abreu e Herrera. A data, 6 de fevereiro de 2011. Essa foi a estréia da camisa branca, com a logo Sou Botafogo combinada, desta vez, com a marca Guaravita.


Na última rodada da Taça Guanabara, o Botafogo enfrentou Macaé, no dia 13 de fevereiro. E não passou de um empate melancólico em 1 a 1. Classificado em segundo do grupo, coube ao nosso alvinegro enfrentar o Flamengo na semifinal. De volta a camisa preta e branca, só que sai a logomarca Sou Botafogo no patrocínio master e entra a Guaraviton, que passa a estampar, em redundância, sua marca na Gloriosa. Pra mim esta é a mais feia combinação de marcas já utilizada em nossa camisa.

Na semifinal a camisa voltou a ser a preta e branca, na mesma configuração utilizada no jogo contra o Macaé. O resultado, derrota nos pênaltis para o Flamengo.

Em breve, a história da utilização da Gloriosa na Taça Rio e na Copa do Brasil 2011. E ainda camisas inéditas da minha coleção.