Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

sábado, 31 de julho de 2010

Camisas do Botafogo - 54



Bem, como prometido no post anterior, outra camisa da Topper, também do ano 2000. Esta com o patrocínio da TAM.
Outras camisas da Topper você pode visualizar clicando aqui.

Camisas do Botafogo - 53


As camisas da Topper sempre despertaram a minha atenção. Já declarei aqui, mais de uma vez, que a empresa produziu as camisas mais bonitas que o Botafogo já vestiu, do desenho ao acabamento. Pois bem, hoje volto ao assunto e apresento mais duas peças do uniforme alvinegro, ambas do mesmo ano, com e sem patrocínio. Apreciem sem moderação.

A camisa sem patrocínio que ilustra esse post tem um detalhe interessante. A lateral apresenta uma área num tecido diferenciado,  com a trama mais aberta permitindo a passagem de ar.

Além de não ter o patrocínio estampado, essa peça em particular foi adquirida sem a numeração, que pode ser vista no post 54.



sábado, 24 de julho de 2010

Camisas do Botafogo - 52



Esta camisa é campeã! Foi com esse modelo que o Botafogo venceu o Carioca 2010 ao bater o Flamengo (toc!toc!toc!) por 2 x 1 na final. Com direito ao histórico e inesquecível pênalti com cavadinha sobre o ex-goleiro Bruno, hoje interno da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem-MG.

Clicando aqui você lê um pouco mais sobre essa camisa, que foi a sexta utilizada pelo Botafogo em 2010.

Camisas do Botafogo - 51

Como o nosso ataque não anda lá bem das pernas (nem da cabeça, pois só quem faz gol pelo alto são os zagueiros) resolvi fazer do post deste sábado uma homenagem, como você já percebeu pela camisa aí ao lado, para o Loco Abreu. O Loco desembarca hoje no Rio depois de dois meses de "férias" e vai amanhã ao Engenhão onde receberá novas e justas homenagens, desta vez da diretoria.

Além de rasgar sedas ao centroavante, o post quer também chamar bons fluidos para a partida de amanhã. Que o Loco nos traga boa sorte.
Esta camisa foi denominada Celeste Alvinegra e lançada pela diretoria do Botafogo para prestar as devidas honras ao Loco por sua participação na Copa do Mundo, na qual ajudou a levar o Uruguai às semifinais e ao quarto lugar no torneio. Com direito à cavadinha e tudo.

domingo, 18 de julho de 2010

Camisas do Botafogo - 50

Bem, este é o post de número 50 sob o índice Camisas do Botafogo (sem contar as Camisas dos Leitores gentilmente enviadas por nossos colaboradores).

A peça do post 50 é uma camisa desenhada pela Proonze, no único ano em que foi a fornecedora de materiais esportivos do Botafogo, 1993. A empresa produziu três camisas, dois modelos alvinegros e uma branca (segundo uniforme) que pode ser vista no post 18. Ainda há, portanto, uma terceira camisa da Proonze, que segundo minha memória, tinha mais listras verticais dos que as tradicionais 7 ou 9 utilizadas pelo Botafogo.





Há que se observar que essa camisa é uma das raras criadas para o clube em que a lista central da parte frontal é branca, ao invés de preta.

domingo, 11 de julho de 2010

Camisas dos Leitores - 9

Em 1995 ele fechou as portas do gol alvinegro aos adversários. Nos dois jogos das finais, contra o Santos de Giovani e Cia, fez defesas fundamentais que nos garantiram o título brasileiro. Trata-se do goleirão Wagner, que além de ter sido nosso atleta é um botafoguense de coração.

Pois bem, a camisa do post, enviada pelo leitor e colaborador Marcus Vinicius Pessoa Castro, foi produzida pela Finta e utilizada pelo Botafogo em 1996, ano seguinte ao título. No peito a logo da CBF que distingue o campeão do ano anterior dos campeonatos brasileiros. Outras camisas de goleiro podem ser apreciadas nos posts 12, 22 e 23.

sábado, 10 de julho de 2010

Camisas do Botafogo - 49

A Topper fabricou as camisas mais bonitas do Botafogo. A frase que abre o post não é de nenhum botafoguense de enciclopédia. É minha mesmo. E a pronuncio como um tributo à fornecedora de material esportivo que desenhou a camisa que originou meu desejo de colecionar camisas do Glorioso e, conseqüentemente, de lançar esse blog.

Foi por causa dessa peça, lançada em 1999 que eu comecei minha coleção. Vasculhava a Internet à procura dela e, como não a encontrava, seguia comprando outras. Foi a minha ruína! Levei quase três anos para encontrá-la. E como nas boas histórias, depois de vasculhar sites e contactar colecionadores de todo o país, encontrei-a numa loja esportiva localizada a menos de dois quilômetros da minha casa. Comprei logo duas. Ainda com as etiquetas, fruto de uma compra exagerada feita pelo dono da loja no início do seu negócio. Uma de mangas compridas (post Camisas do Botafogo, 13) e essa, de mangas curtas. Divido com vocês, então, a camisa mais bonita do Botafogo.


Camisas do Botafogo - 48

Bem, todo Botafoguense que se preza conhece essa camisa. Talvez ela represente o que há de mais Botafogo nesse time, nessa administração. Você se lembra, mas gostaria de esquecer, que a camisa ao lado foi lançada justamente no dia em que o Botafogo tomou uma das maiores goleadas da sua história: 24 de janeiro de 2010. O resultado, um sonoro 6 x 0 para o Vasco. Mas o lado bom da goleada é que foi nossa última derrota no campeonato. Nos livramos de uma comissão técnica de quinta categoria e ganhamos um técnico de verdade. O resultado foi o título do Campeonato de 2010! Ou seja, essa camisa aí veio pra ser uma divisora de eras, um marco entre dois momentos para sempre distintos. Ela foi um trampolim, o fundo do poço onde nos apoiamos para o salto rumo ao título. 

Na peça fiz questão de mandar gravar o número 13 e o nome do Loco Abreu que, na minha opinião é o melhor símbolo desse novo momento. O símbolo de um Botafogo que decide. Pra valer. Com vocês a camisa, segundo modelo utilizado pelo Glorioso nessa temporada.




sexta-feira, 2 de julho de 2010