Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

O "Magocruel" voltou!

Esta quarta tem tudo para se transformar em um dia histórico para o alvinegro carioca. Afinal, depois de uma longa e quase interminável novela, o Botafogo deve anunciar a contratação do meio-campista Maicosuel, que pertencia ao Hoffenhein da Alemanha.

Momentos do Mago, com a Gloriosa camisa alvinegra.

Na apresentação, em 2009, como uma "aposta".

Em campo comemorando com raça!

Driblando a mulambada!

Sendo escolhido melhor "tudo" do Carioca 2009!

Levando o Botafogo no coração por onde quer que vá!














sábado, 19 de junho de 2010

Camisa dos Leitores - 8


Mais uma preciosa colaboração do leitor Marcus Vinicius Pessoa. E é uma camisa que dá gosto de ver. Uma porque é linda mesmo. A Rhumell ficou apenas um ano no Botafogo, mas não deixou a dever a outros fornecedores.  O segundo motivo é pelo estado de conservação da peça. Tem gente que anuncia camisas "conservadas" mas que quando observamos estão cheias de defeitos no tecido, na numeração, etc. Essa bela camisa do post é do ano de 1994. Veja outra camisa do fabricante no post Camisas do Glorioso - 7.

Ao Marcus Vinicius nossos agradecimentos por mais esta colaboração (tem outra dele no post Camisas dos Leitores - 7). Em breve mais três camisas desse orgulhoso alvinegro.

Camisas do Botafogo - 47

O ano de 1992 foi mais uma daqueles em que o Botafogo colecionou uniformes. Foram ao menos dois fornecedores diferentes (Umbro e Pro-Onze) e, portanto, pelo menos seis novas camisas em campo. Alguém tem camisas de 1992 pra gente acrescentar ao blog? É só mandar. Bem, a Gloriosa do post de hoje é um modelo Umbro de 1992 (veja mais camisas da Umbro nos posts Camisas dos Leitores 5 e Camisas dos Leitores 1). Nas fotos o detalhe da numeração na frente, rara em camisas do alvinegro. Chamo atenção ainda para o formato do escudo, antes de ser padronizado (repare que a estrela, pequenina, fica mais solitária, perdida em meio ao escudo), encimado por quatro estrelas amarelas e do quadro negro, nas costas onde a numeração foi inserida para melhor visualização, mas que tanto incomoda aos torcedores.

Camisas do Botafogo - 46 - Paulo Cézar Caju

Este é mais um gênio das quatro linhas que vestiu e glorificou a camisa alvinegra do nosso Botafogo. Paulo Cézar Lima, ou Caju, como ficou conhecido no mundo inteiro. Em 2005, o Botafogo prestou a devida homenagem a esse craque que, vestindo a Gloriosa entre os anos de 1967 e 1972 atuou em 264 partidas assinalando 84 gols. Convocado para a Copa do Mundo de 1970 jogou ao lado de Pelé, Tostão e companhia com apenas 21 anos, ajudou a trazer para o Brasil o terceiro título mundial. Feito que aos jogadores do Botafogo era uma doce rotina.






No post de hoje uma homenagem ao Paulo Cézar Caju. A camisa foi produzida pela Kappa, em 2005 e imortaliza o 11 mais genial do Botafogo. Esta semana, no dia 16, o Caju completou 61 anos. A esse craque de bola, que além de bicampeão carioca pelo Botafogo em 1967 e 1968, campeão do mundo pela seleção, alcançou a mesma glória pelo Grêmio em 1883, entre tantas outros títulos, esta singela homenagem do Camisas do Botafogo.


Na última foto o time do Glorioso de 1968 que formava com: Moreira, Cao, Zé Carlos, Sebastião Leônidas, Valtencir e Carlos Roberto. 
Agachados: Rogério, Gérson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo Cézar Caju.

domingo, 13 de junho de 2010

Camisas do Botafogo - 45

Bem, todo botafoguense já sabe que a Fila foi a empresa que sucedeu à Kappa no fornecimento dos uniformes do Botafogo em 2009. Pertencente ao mesmo grupo de empresas a Fila iniciou o fornecimento das camisas em maio de 2009. O primeiro jogo em que o modelo preto e branco do primeiro uniforme foi usado aconteceu no dia 10 de maio, contra o Santo André, então na série A do Brasileiro. Um empate na casa do adversário em 1 x 1 com Victor Simões marcando para o Botafogo e Nunes para o Santo André.


Mas, antes do melancólico empate as camisas foram apresentadas a público em um evento no Engenhão com alguns jogadores fazendo as vezes de modelo.

O exemplar deste post é o segundo uniforme. Com a chegada da Fila a etiqueta de segurança em holograma passou a "fazer parte" do uniforme botafoguense (veja outras camisas da Fila no post 38, e nos posts História 12, 10, 9, 8, 7 e 5 ).

Camisas do Botafogo - 44

A Finta esteve como fornecedora do Botafogo em quatro diferentes momentos. A primeira vez em que isso aconteceu foi no final dos anos 80. Mais precisamente em 1989, um pouco antes do título do Carioca levantado pelo Botafogo naquele ano, mas já vestindo a camisa da Umbro. Depois faria um retorno glorioso justamente em 1995, ano de nosso maior título, o Brasileiro e permanecendo até o início de 1996. Em seguida voltou, novamente por um curto período, para vestir o time no final de 1997 e início de 1998. Novo intervalo, em que outros fornecedores estamparam suas logos na Gloriosa e outra volta, desta feita em 2002, se mantendo no ano seguinte.
A camisa deste post foi produzida pela Finta, mas ainda não consegui precisar em qual período. Suspeito que seja um exemplar do ano de 2003, em uma fase que o Botafogo ficou sem o contrato com a Golden Cross e antes de assumir o Botafogo no Coração. Notem que ela tem na manga direita a logo da Fifa Top 12 pela qual o Botafogo foi escolhido como o 12º melhor time do Século XX. Estou à procura de fotos que possam comprovar o seu uso pelo time. Alguém conhece mais sobre a história dessa camisa? Tem imagens?





sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jóbson mostra que está bom da cabeça e fecha com o Botafogo! - História 13

Acabou a novela! A diretoria anunciou nesta sexta (11) a volta do atacante Jóbson ao elenco do Botafogo. Comprado por R$ 3 milhões junto ao Brasiliense, Jóbson será apresentado na próxima semana ao lado de Maicosuel, como os principais reforços para o Campeonato Brasileiro que reinicia dia 14 de julho.

História
A primeira passagem de Jóbson por General Severiano começou em 22 de setembro de 2009. Ele foi repatriado da Coréia do Sul onde atuava no Jeju United. Chegou por empréstimo e sua missão era ajudar a tirar  o time da desconfortável zona do rebaixamento, da qual só saiu na última rodada. E cumpriu sua tarefa. Com gols decisivos, especialmente contra São Paulo e Palmeiras, na reta final, e com atuações marcantes tanto no brasileiro quanto na Sulamericana, Jóbson, então com 21 anos, marcou sua passagem pelo time e garantiu um lugar de honra no coração dos botafoguenses. Foi na Sulamericana, aliás, que ele nos deus a primeira alegria: sua inscrição no torneio barrou a do volante Eduardo.

Depois de condenado por uso de substâncias ilícitas a dois anos de afastamento, Jóbson teve a pena reduzida para seis meses. Seu retorno ao alvinegro carioca passou a ser considerado uma questão de tempo. A volta ao time em 2010, no entanto, foi dificultada pela diretoria do Brasiliense que promoveu um constrangedor leilão em torno do passe do jogador. O presidente de honra do Brasiliense, Luiz Estevão (Honra? Luiz Estevão? Bem, deixa pra lá!), foi ajudado nessa tarefa sórdida pelos representantes da mulambada, sempre dispostos a atravancar nosso caminho.

Neste post algumas imagens da primeira passagem de Jóbson pelo Fogão.




terça-feira, 8 de junho de 2010

Camisa do Botafogo - 43

O exemplar alvo deste post é mais uma criação da Penalty para o Fogão. A fabricante de materiais esportivos esteve com o time em dois períodos distintos. O primeiro deles em 1990. O outro, no biênio 97/98. A camisa em questão é de 1998 e fez uma revolução com a imagem da Gloriosa, afinando-lhe as listas pretas. O Corinthians também teve um modelo parecido com esse. Quem tiver foto do Botafogo vestindo esse uniforme fique à vontade pra colaborar com o blog. Na minha coleção tenho mais um exemplar, o de manga curta que oportunamente postarei aqui.

Camisa dos Leitores - 7

Este é um exemplar verdadeiramente raro! A foto que ilustra o post foi enviada pelo leitor Marcus Vinicius Pessoa Castro. Ele é morador de Manaus e, obviamente, alvinegro apaixonado pelo Fogão. Esta semana enviou  algumas fotos de parte de sua coleção.
A primeira, por ordem de raridade é essa camisa, que pelos meus conhecimentos, é do ano de 2003. O Botafogo passou uma parte daquele ano sem patrocínio, usou a logo do Sou Botafogo e depois, como fizeram alguns outros clubes, estampou a camisa com o Fome Zero, programa que prometia acabar com a fome no Brasil, lançado pelo Governo Federal quando Lula assumiu. Uma bela peça essa primeira contribuição do Marcus Vinícius. No e-mail ele fez questão de frizar: "Essa do Fome Zero não conheço outra pessoa que tenha". Pois é, Marcus, nem eu. Apreciem!

domingo, 6 de junho de 2010

Camisas do Botafogo - 42 - Homenagem ao inesquecível Amarildo

Em 1962, na Copa do Mundo do Chile, o Brasil precisou de um gênio. Pelé havia se machucado e estava fora da competição. Pois se o país precisava de um gênio, o Botafogo podia resolver o problema. O alvinegro carioca havia mandado à Copa cinco jogadores. Entre eles um tal de Amarildo, ponta esquerda que desde 1959 vestia as cores do Glorioso. E foi Amarildo quem substituiu Pelé. Jogou quatro partidas, marcou três gols, incluindo um na final contra a Tchecoslováquia. E se a fama alcançada naquela Copa não foi suficiente para alçá-lo à condição de gênio do futebol mundial (daqueles que vencem uma Copa sozinhos!) foi porque dividiu as glórias de trazer uma Copa do Mundo para o Brasil com outro botafoguense, Garrincha (e, além dele com Nilton Santos, Zagallo e Didi) .

Pelo Botafogo Amarildo, o Possesso (apelido que conquistou após a Copa de 1962) atuou 238 vezes e marcou 135 gols entre os anos de 1959 e 1963.

Em homenagem à Amarildo Tavares da Silveira, o Botafogo lançou em 2009, uma bela camisa com a foto do ídolo estampada, razão deste post.



quinta-feira, 3 de junho de 2010

Botafogo estréia 9ª camisa de 2010 - História 12

 A estréia do segundo uniforme da nova série de camisas lançadas pela Fila para o Brasileiro de 2010 não poderia ter sido pior. A camisa é a nona utilizada pelo Botafogo nesta temporada. A derrota, segunda em seis partidas, veio com o gosto amargo da virada depois de o time ter conseguido abrir dois a zero contra um adversário em má fase (em cinco jogos, quatro pontos). O Botafogo tomou uma inacreditável virada de 3 a 2, ontem, 2 de junho, e caiu para oitavo colocado na tabela.



ATLÉTICO-PR 3 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Arena da Baixada, Curitiba (PR) 
Data/hora: 2/6/2010 - 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP) 
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Hernan Brumel Vani (SP) 
Renda/público: R$ 153.640,00 / 12.366 pagantes 
Cartões amarelos: Alan Bahia., Márcio Azevedo (CAP); Leandro Guerreiro, Fahel, Wellington (BOT) 
Cartões vermelhos: Fahel, 6'/2ºT (BOT); Wellington, 42'/2ºT (BOT); Wagner Diniz, 44'/2ºT (CAP)
GOLS: Herrera, 11'/1ºT (0-1); Lucio Flavio, 24'/1ºT (0-2); Paulo Baier, 27'/1ºT (1-2), Paulo Baier, 2'/2ºT (2-2), Alex Mineiro, 13'/2ºT (3-2)

BOTAFOGO: Jefferson; Wellington, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Sandro Silva, 4'/1ºT), Lucio Flavio (Caio, 15'/2ºT) e Somália (Marcelo Cordeiro, 23'/2ºT); Herrera e Edno. Técnico: Joel Santana. 

ATLÉTICO-PR: Neto, Manoel, Rhodolfo, Leandro (Branquinho, 20'/1ºT) e Wagner Diniz; Chico, Alan Bahia (Fransérgio, intervalo), Paulo Baier e Márcio Azevedo; Bruno Mineiro e Maikon Leite (Alex Mineiro, 10'/2ºT). Técnico: Paulo César Carpegiani.