Contatos

camisasdobotafogo@hotmail.com

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Camisas do Botafogo - 41

Para completar a linha de camisas lançada pela Kappa em 2008 (veja posts 35 e 36) cuja versão alvinegra estreou contra o Vasco em 25 de maio, pelo Campeonato Brasileiro, estou postando hoje o terceiro uniforme, ou seja, a camisa preta.



domingo, 30 de maio de 2010

Camisas do Botafogo - 40

O Botafogo estreou no Campeonato Brasileiro de 2008, ganhando, em casa, do Sport Recife por 2 a 0. O jogo, disputado no Engenhão, atraiu um público pequeno e teve até apagão no fornecimento de energia elétrica. O dia foi 25 de maio.
A camisa utilizada foi a do segundo uniforme, de cor branca. O diferencial dessa peça são as mangas com acabamento em preto e estendidas, isto é, com um prolongamento em outro tecido.
O Bota entrou em campo com: Renan, Renato Silva, André Luís, Bruno Costa, Alessandro (Diguinho), Thiaguinho, Leandro Guerreiro, (Adriano Felício), Túlio Souza, Eduardo, Jorge Henrique e Fábio (Alexsandro). Fica difícil imaginar como não caímos!



Camisas do Botafogo - 39

Em 2008, a Kappa começou o ano fornecendo esta camisa aí como o uniforme número um do Botafogo. A marca do patrocinador aparece, além de na frente e nas costas, também nos ombros, uma diferença em relação ao ano anterior.

Nas costas uma área preta que interrompe as listras verticais e favorece a leitura da numeração.

Essa camisa é igual a do segundo semestre de 2007 (veja o post 34) e a única diferença é o patrocínio nos ombros.

No segundo semestre de 2008 a Kappa apresentaria uma outra camisa, com os ombros na cor preta, ampliando ainda mais a visibilidade da logomarca do patrocinador (veja post 35).

sábado, 29 de maio de 2010

Camisas dos Leitores - 6 (Em busca da camisa perdida)

Amigos leitores, a camisa deste post é uma peça do alvinegro e colecionador Adolpho Oliveira Neto Junior, que de tão botafoguense, é um dos fundadores da torcida organizada Fogo Horizonte, lá das Minas Gerais. Bem, esse nosso amigo tem mais de 200 camisas do Botafogo! Seguramente é o maior ou um dos maiores colecionadores da Gloriosa.

Mas, entre as inúmeras peças do Adolpho, outro leitor e assíduo colaborador do Camisas do Botafogo Vinícius Vargas encontrou esta misteriosa  camisa da Umbro que, segundo o Vinícius, o Botafogo nunca usou.

Por essa razão iniciamos este "Em busca da Camisa Perdida". Esperamos com a ajuda dos leitores precisar se:
1 - O Botafogo realmente foi à campo com esse modelo da Gloriosa?
2 - Se usou, em que jogos isso aconteceu?



Como extra uma foto do ex-lateral direita Paulo Roberto vestindo a mesma camisa da nossa foto, datada de 1990 (data provável da peça)  e retirada de um álbum de figurinhas.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Camisas do Botafogo - 38

Não me lembro de uma camisa tão esperada e tão bem recebida pelos alvinegros quanto a camisa lançada pela Fila para o Brasileirão 2010. Talvez só aquela de 1996, comemorando o título do ano anterior, tenha conseguido despertar o interesse dos alvinegros em níveis tão altos. Em ambos os casos, valeu a pena a espera e a expectativa gerados. Claro, a essa altura do campeonato todo mundo já viu a camisa, muitos já são, inclusive, orgulhosos possuidores de uma delas.

Mas, não tem jeito. O blog é de camisas do Botafogo e eu, como orgulhoso alvinegro e colecionador, sou obrigado a dividir com vocês essa beleza de camisa. Então vamos às imagens.

A primeira foto é da camisa de frente. Uma peça maravilhosa, perfeita, harmoniosa, sem nada que distraia a atenção do preto e branco. Um registro para o tamanho da logo da Fila, menor do que nos modelos anteriores. Também não estão na camisa as estrelas do tetracampeonato, que geralmente aparecem sobre o escudo.

As fotos seguintes mostram detalhes: da etiqueta interna; das costas da gola, na parte de trás onde está escrito O Glorioso, em homenagem ao título de 2010; o registro de produto oficial, com a etiqueta plástica de segurança em alto relevo e escrito em italiano; e, por fim, as costas da camisa (alguns não gostaram muito dessa área em preto); Curtam!













O Glorioso, 100 anos depois! - História 11

Este blog, uma homenagem apaixonada ao preto e branco dessa camisa, não poderia deixar de registrar o lançamento de mais uma manifestação em honra do centenário do nosso título maior.

O ano de 1910 entrou pra história do futebol brasileiro. Nascia nele uma mística, maior do que um time e do que um clube. O Botafogo Football Club ganhou o título de campeão Carioca com uma rodada de antecedência, batendo o Fluminense por 6 x 1. Na última rodada, já campeão, mas mostrando que levava a sério a disputa, arrasou o Haddock Lobo por 11 a 0. E foi por causa de resultados como esses que o Botafogo recebeu naquele ano o título que o acompanhará por toda a vida: o Glorioso!

Nossa homenagem ao time campeão aí de cima, que formou com Cogin, Pullen e Dinorah; Rolando, Lulu e Levreve; Emanuel, Aberlardo, Decio, Mimi e Lauro.

E mais abaixo a camisa lançada hoje no site do clube para comemorar o feito e os 99 anos gloriosos que se seguiram a ele. 

A imagem do time é do brilhante trabalho de Braz Francisco Winkler Pepe e Luiz Carneiro de Miranda, autores do livro "Botafogo, o Glorioso - Uma história em preto e branco".

domingo, 23 de maio de 2010

Botafogo estréia 8ª camisa do ano - História 10

A primeira partida da mais nova camisa do Botafogo (o oitavo modelo deste ano) teve seus altos e baixos. A vitória contra o Goiás por 3 x 0 foi incontestável e a torcida compareceu ao Engenhão para fazer festa junto com o time. A parte negativa ficou por conta de Herrera e Caio que protagonizaram uma troca de tapas e ofensas e foram expulsos pelo árbitro Alício Pena Junior. Um problema pro Botafogo que já sem contar com Loco Abreu terá que inventar um novo ataque para enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, no meio da semana.
A ficha do jogo:

BOTAFOGO 3 X 0 GOIÁS
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 21/5/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Helbrth Costa Andrade (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Público/renda: 13.837 pagantes/ R$ 278.275,00 
Cartões amarelos: Jonílson, Augusto, Rafael Tolói (GOI); Antônio Carlos, Edno(BOT)
Catões vermelhos: Fábio (42/2ºT), Caio (38/2ºT), Herrera (38/2ºT), Wellington Saci (45/2ºT)
GOLS: Lucio Flavio - 40/1ºT (1x0); Somália - 42/1ºT (2x0); Herrera - 27/2ºT (3x0)
BOTAFOGO: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno, 22/2ºT) Lucio Flavio (Renato Cajá, 45/2ºT) e Somália; Caio e Herrera. Técnico: Joel Santana.
GOIÁS:Fábio, Rafael Tolói, Augusto (Rafael Moura, 20/2ºT) e Marcão (Ernando 20/2ºT); Wendel Santos, Jonilson, Amaral, Hugo (Rodrigo Callasa, 43/1ºT), Bernardo, Wellington Saci; Éverton santos. Técnico: Leão


sábado, 22 de maio de 2010

Camisas do Botafogo - 37 (Uma homenagem ao grande Mendonça)

Bem, essa postagem é uma homenagem a um dos maiores craques do Botafogo que eu vi jogar: Mendonça. Um jogador de rara inspiração e talento, capaz de desviar zagueiros com um toque sutil e de marcar golaços antológicos. 


Ele atuou no Bota entre 1975 e 1982 e disputou 342 partidas, marcando 118 gols. É o 16º jogador que mais vestiu a camisa alvinegra em todos os tempos e o 14º na lista dos maiores artilheiros da história alvinegra.


Aqui vai a camisa feita pela Kappa em 2008 e que reproduz tanto o desenho, quanto o tecido da época. Reparem que o número branco às costas é difícil de ser visualizado. Mas era esse mesmo o padrão usado pelo Botafogo naquele ano (1981). 


Como extra, o drible sensacional que ele aplicou no 
Junior, ex-lateral da Seleção Brasileira antes de marcar um gol antológico contra o Flamengo, numa partida em que o Botafogo humilhou a rapaziada da Gávea com um sonoro e inconteste 3 a 1. Esse gol, que ficou conhecido como "Baila Comigo", virou placa no Maracanã (posteriormente roubada!). E como diz um grande botafoguense, que eu tenho o privilégio de ter como amigo, Joca Simonetti, o Junior está procurando a bola até hoje. 
Para ver o vídeo dessa entortada histórica, clique aqui
Em 2008, Mendonça, então com 51 anos, colocou seus pés na calçada da fama do maior do mundo.



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Camisas do Botafogo - 36 (post corrigido)

Esta camisa também foi utilizada em 2008. A camisa (preta e branca) estreou no dia 25 de março em um empate com o Vasco pelo placar de 1 a 1. Além da logomarca no peito os ombros também trazem a marca do patrocinador. O modelo preto e branco está no post 35.

A discrição da marca da fornecedora na frente da camisa dá lugar a uma marca quase do tamanho do da patrocinadora oficial no verso da peça.

Na parte de trás da gola, escrito em letras douradas, a expressão "Botafogo F.R".

O uniforme de número três do Botafogo, que completa a série do segundo semestre de 2008, pode ser visto no post 24. 



Camisas do Botafogo - 35 (Mais da Liquigás)

Na seqüência da fase Liquigás, mais uma camisa que eu considero entre as mais bonitas dos últimos anos (imaginem ela sem a logo!!). As mangas pretas dão um ar diferente a essa peça do ano de 2008. Ela estreou no dia 25 de maio daquele ano no empate mirradinho com o Vasco em 1 a 1. O detalhe dessa peça ficam por conta da gola, mistura de gola "V" e gola "Careca" e as mangas totalmente pretas.


Nas costas as listas são interrompidas para receber um quadro branco no qual está a numeração com detalhes em dourado. A logomarca da fornecedora está discreta no peito da camisa.















Camisas do Botafogo - 34 (Ciclo Liguigás)

Já postei aqui 4 camisas do Botafogo confeccionadas durante a fase em que a Liquigás patrocinou o Fogão (posts 22, 23 e 24).

Hoje, entram mais três camisas dessa fase, que se não foi a mais gloriosa possível, ajudou a criar os alicerces que permitirão um salto do Botafogo nos anos seguintes.

Então aí vai a primeira. Ela foi lançada em 19 de maio de 2007 e apresentada pelo meio campo Túlio e pela atriz Flávia Alessandra em um evento do Feijão do Fogão. No dia seguinte a camisa foi a campo e ajudou o Botafogo a derrotar o Atlético Mineiro por 2 a 1 no Maracanã. A camisa é o nosso primeiro uniforme sob o patrocínio da Liquigás. A gola é mais quadrada e a inovação maior fica por conta da lista mais larga nas laterais da camisa e na forma elíptica na qual ela foi desenhada ao invés da lista reta tradicional (aspecto que se pode observar melhor quando se vê a camisa de lado ou de costas, como na foto mais abaixo).

Nos posts seguintes mais duas representantes da era Liquigás.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fila não fornece camisas de Herrera e Loco Abreu

Apesar de serem as mais procuradas pela torcida botafoguense na loja do clube em General Severiano, pouco mais de uma semana depois de terem sido lançadas, as camisas com os números do uruguaio Loco Abreu e do argentino Herrera não foram disponibilizados pela fornecedora de material esportivo, a Fila.

As informações são do Lancenet (matéria completa aqui).

Mas como perguntar não ofende (ou não deveria) cabe a nós torcedores e colecionadores exercermos o nosso direito à informação acerca do clube que tanto amamos e perguntar: por que?

Não parece estranho que o produto mais procurado simplesmente não esteja à disposição da torcida? Será que alguém esqueceu de prever que isso aconteceria?

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bota apresenta oitavo modelo de camisa de 2010 (A sétima camisa não irá à campo) - História 9

Embora tenha caído no gosto dos torcedores, nossa sétima camisa de 2010 (aquele modelo maravilhoso, sem patrocínio) não deve entrar em campo com o time. A criação da Fila, lançada com pompa e circunstância na semana passada e que agradou em cheio à galera, talvez porque não ostentasse nenhuma marca, vai ter que se contentar em  cobrir o corpo de nós torcedores.

Isso porque, com a renovação da Multimarcas, e a apresentação nesta terça (18) do novo modelo, o Botafogo vestirá ao longo do ano a camisa 7 acrescida do patrocínio. Ou seja, do ponto de vista dos colecionadores, um oitavo modelo. E vem mais por aí, já que os modelos branco e o preto ainda vão estrear.

Patrocínio mantido - História 8

O botafogo renovou o patrocínio com a Multimarcas e os patrocínios da Neo Química Genéricos e Bozzano devem fazer parte da nova camisa já a partir deste sábado (22 de maio), quando o time enfrenta o Goiás pela terceira rodada do Brasileirão 2010. A parceria é pra todo o Campeonato Brasileiro.

Estou curioso pra ver o trabalho que será feito pela Fila na aplicação das marcas, porque o da camisa de 2009 deixou a desejar. Ficou muito espalhafatoso. E você, acha que as camisas ficam mais feias ou mais bonitas com as logos dos patrocinadores? Vote na enquete ao lado.

domingo, 16 de maio de 2010

Nilton Santos, o homem de uma única camisa!

O Camisas do Botafogo, espaço de todas as camisas do Glorioso, homenageia o homem de uma única camisa: Nilton Santos!

Que sua estrela solitária continue brilhando, generosa e solidária, por muitos e muitos anos, pela glória do Botafogo e do futebol mundial!

Saudações Alvinegras ao maior dos alvinegros!
16 de maio de 2010. 

sábado, 15 de maio de 2010

Camisas dos Leitores - 5

No post anterior prometi duas contribuições do Vinícius Vargas, então, aqui vai a segunda (o que seria desse blog sem esse assíduo colaborador?!) Essa outra contribuição do grande botafoguense para a história da Gloriosa foi utilizada pelo Fogão em 1991. É da coleção do Vinícius e, segundo ele, foi usada pelo atacante Bujica.

Camisas dos Leitores - 4

Mais duas inestimáveis contribuições do leitor e emérito alvinegro Vinícius Vargas. As fotos desse belo exemplar da Gloriosa mostram a camisa utilizada pelo Botafogo durante a Copa União de 1987. Naquele ano o time estreou com vitória de 1 x 0 sobre o Palmeiras no dia 29 de janeiro, jogando no Maracanã. 
Nesse mesmo ano a Coca-Cola patrocinou todas as equipes que disputaram o campeonato, portanto, essa aí não foi a única camisa utilizada pelo Botafogo em 1987*. Aguardo imagens das outras camisas.
Os agradecimentos do blog ao Vinícius Vargas.
Nunca é demais lembrar que esse campeonato marcou uma das polêmicas mais interessantes do nosso futebol que que só foi resolvida no mês passado. O vencedor ganharia uma tal "Taça das Bolinhas"...


* Depois da postagem o próprio Vinícius entrou em cena e me lembrou que esta camisa tinha, originalmente, a logo da Coca Cola, em letras brancas sobre fundo vermelho, como havia escrito, mas que ele o retirou.


Camisas falsas (como definir critérios)

Outro dia desses recebi um comentário aqui no blog sugerindo que duas camisas postadas (da minha coleção) eram falsas. Escrevo “sugerindo” porque o autor dos comentários se limitou a decretar: “Essa camisa é falsa, amigo” e “outra falseta”.

Imediatamente entrei em contato com ele afim de entender a razão do comentário. Bem, ele não embasou sua opinião em informações objetivas. Continuei insistindo, alegando que a troca de informações e a exposição de motivos ajudaria a estabelecer critérios e produziria exatamente o que os colecionadores de camisas mais buscam no mercado: uma referência mais segura do que a simples palavra de quem comercializa uma peça.

Tudo o que consegui foi a reafirmação do decreto anterior. Entendi que o colecionador em questão só de “bater o olho” viu que as peças eram falsas, e fez esse diagnóstico “por experiência”. Mas como transformar essa experiência pessoal em critério definidor de compra e, assim ajudar outros colecionadores? Esse é um dos grandes desafios do nosso blog.

As camisas apontadas pelo leitor naquela ocasião estão “sub Judice”, isto é, coloquei as duas de castigo, fora do espaço reservado às demais e voltei à Internet à procura de mais informações, objetivas, que me permitam afirmar: são falsas. Confio na opinião do leitor que as decretou assim, mas creio ser meu dever esclarecer as razões pelas quais um exemplar pode ser apontado como falso. Assim, socializo o conhecimento, divido o aprendizado e juntos, retiramos do mercado vendedores e produtos indignos de nele permanecer.

P.S.: as camisas que estão sob observação são as de número 29 e 25. Você tem informações sobre esses modelos? Então divida com outros colecionadores.

Saudações Alvinegras.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Camisas dos Leitores - 3

Essas duas fotos  são uma contribuição do leitor Aurelio Moraes. Botafoguense e jornalista ou como ele mesmo se define: "botafoguense e cético nas horas vagas. Esquerdista por opção, crítico das injustiças da mídia e apreciador do bom jornalismo investigativo.". Pois bem, ele enviou essas fotos de uma camisa que considera especial. 
Segundo o Aurelio, a camisa só foi usada pelo Botafogo em uma única oportunidade, em um amistoso com o Atlético Mineiro no ano de 1997. Portanto, dois anos depois do título brasileiro (1995) o Botafogo ainda usou uma camisa com o escudo de campeão brasileiro. Coisas que só acontecem ao Botafogo...

Nosso agradecimento ao Aurelio pela contribuição. Alguém tem mais detalhe desse jogo? Mais alguém tem um exemplar dessa bela camisa? Com a palavra os leitores alvinegros.

Botafoguenses pelo mundo II - Agradecimentos

Hoje é dia de agradecer ao pessoal que prestigiou o blog na segunda (10) e no início desta terça-feira ajudando a bater o recorde de audiência. O anúncio do novo modelo da Gloriosa atraiu centenas de alvinegros a quem agradeço e a quem desejo muita sorte. Na segunda foram 401 visitantes, dos quais 381 vieram ao blog pela primeira vez (espero que voltem!); Na madrugada desta terça chegaram mais 184 leitores, 179 deles desembarcando no Camisas do Botafogo pela primeira vez. Obrigado! Obrigado! E obrigado!

Abaixo as cidades que MAIS originaram visitas. O curioso é a presença de Bigsville, nos EUA, originando 19 visitas. Preciso conhecer esse lugar!

Rio de Janeiro (201)
Bigsville (19 - EUA)

Salvador (14)
Campo Grande (4 - MS)
Aracaju (7)
Belo Horizonte (11)

Nova Lima (4 - MG)
Natal (2 - EUA)
Syousset (2 - EUA)
Montreal (1 - CAN)
Paderborn (1 - Alemanha)
Deerfield Beach (1 - EUA)
Orlando (1 - EUA)
Miami (1 - EUA)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A nova camisa do Botafogo - História 7

Desfeito o mistério. Este é o novo uniforme número 1 que o Botafogo usará em 2010. Uma peça realmente muito bonita e, tal qual prometia o release oficial, que respeita as tradições alvinegras.

Claro, aí por cima ainda entram as inevitáveis logomarcas dos patrocinadores. Espero que a direção coloque a venda do jeito que está, sem o patrocínio.

Assim que conseguir fotos das costas coloco aqui. A dúvida é se a camisa será personalizada como garantiu nosso presidente no início da temporada.

Como já alertei, esta é a sexta camisa que o Botafogo utiliza em 2010! O que todo botafoguense deseja agora, claro, é que ela nos traga sorte, muita sorte (toc!toc!toc!)!

A foto da vitrine é do @botafogonews (raphaelaleixo).





Como será a sétima camisa? História - 6

As imagens ainda não foram disponibilizadas, 
mas a descrição no site oficial do Botafogo indica que os modelos a serem lançados respeitam a história do clube e da própria Gloriosa. Vamos aguardar.
"NOVAS CAMISAS HOMENAGEIAM ÉPOCA DE OURO DO CLUBE

A camisa  do uniforme número 1 será em homenagem aos 100 anos da conquista que deu origem ao título de Glorioso ao Botafogo. Suas características remetem às épocas de ouro do clube: as décadas de 50 e 60. O modelo listrado tem gola pólo e escudo da Estrela Solitária em patch bordado.

“A marca aposta no tecido 100% poliéster e na tecnologia Flow, que acelera a evaporação da umidade produzida pelo corpo, e uma etiqueta inédita antifalsificação, produzida especialmente pela FILA”, explica o designer da marca, Alan Medeiros.

A camisa do segundo uniforme será toda preta e terá uma alusão ao placar mais elástico da história do futebol brasileiro, 24 a 0 sobre o Mangueira. A camisa foi elaborada com gola “V”, diferenciada em seu formato retrô, com mangas raglan e escudo em patch bordado.

A camisa do  terceiro uniforme do Alvinegro será totalmente branca, com detalhes contrastantes em preto, com menção à forma popular como o clube é chamado:  “Fogão”.  Ela é inspirada na década de ouro, também em gola “V”, em ribana canelada.

As três camisas possuem tecido do corpo em fio tinto, exatamente como era nos momentos mais marcantes do Botafogo, tecido com respiros traseiros laterais, logo FILA aplicado sem toque, para ilustrar ainda mais o sentimento de glória. E, nas costas, próximo à gola, em tom contrastante, será bordado “O Glorioso”.



Fonte: www.bfr.com.br

Botafogo lança novo uniforme (é o sétimo de 2010!) - Post atualizado!! - História - 5

Atenção amigos colecionadores. O uniforme que o Botafogo lançará esta segunda, 10 de maio, em grande estilo, será o sétimo modelo utilizado pelo Glorioso este ano. Só pra não perdermos a conta:

1 - Começamos o ano sem patrocínio e utilizamos no Carioca a camisa com o "paitrocínio" do Sou Botafogo.


2 - A segunda camisa utilizada foi aquela do fatídico (e, hoje, abençoado) 1º encontro com o Vasco, no dia 24 de janeiro. A camisa ainda fazia propaganda do Sou Botafogo;

3 - Depois, na semifinal da Taça Guanabara, no dia 23 de fevereiro, apareceu a Hypermarcas que passou a estampar as logos da Neo Química e da Bozzano na alvinegra. Ganhamos do Vasco por 2 x 0 e Abreu entrou pra história ao narrar o próprio gol na cobrança do pênalti; Reparem que a camisa recebeu um adesivo com a marca do patrocinador principal.


4 - E, de quebra, o Botafogo ainda atuou com o uniforme branco (o segundo uniforme), também com as marcas da Neo Química e Bozzano. Essa foto é do Caio logo depois de marcar o gol da Vitória contra o Volta Redonda no dia 25 de março.



5 - E na seqüência, o quinto uniforme. Utilizado em 29 de maio, data marcada pelo morte do jornalista, escritor e botafoguense Armando Nogueira. Naquele dia o Bota jogou todo de preto e goleou o Boavista por 4 x 1, conquistando a vaga para a semifinal da Taça Rio.



6 - E na histórica final (o gol do Loco Abreu eternizou aquela partida) o Botafogo vestiu o 6º modelo de camisa no ano de 2010. Os patrocinadores continuam os mesmos, mas a diferença é que o adesivo utilizado para afixar as marcas à camisas deram lugar à estampa favorecendo a aplicação da marca e deixando a camisa mais bonita.